Voltar
Festival A Porta leva a Leiria 130 atividades durante nove dias
14 Jun 2018

A maior edição de sempre do festival A Porta arranca em Leiria no sábado e prolonga-se até dia 24, propondo à cidade 130 atividades com um programa multidisciplinar que desafia a comunidade à participação.

Do ‘pole-dance' ao espetáculo de Bonga, das atividades para crianças à arte urbana, das praias temporárias às portas privadas que são abertas ao público para o festival, são muitas as propostas desta quarta edição do festival, que conta com 32 concertos, 28 atividades infantojuvenis, 21 artistas plásticos e outros eventos que se espalham pelo espaço público da cidade, lojas, edifícios e habitações.

"Há uma maior exigência da nossa parte em desafiar e querer meter dedos nas feridas - e ao mesmo tempo tratar delas", explica Gui Garrido, do coletivo Meia Dúzia e Meia de Gatos Pingados, que organiza o festival.

O festival, que surgiu para dar vida a zonas esquecidas da cidade, prossegue a missão de revitalização de territórios e comunidades através da arte. Em 2018, A Porta chega a novas zonas de Leiria e estende-se no tempo.

Segundo a organização, o objetivo principal é o festival crescer e funcionar durante todo o ano, "com programas de residências artísticas dedicadas às artes plásticas, programas infantojuvenis e para famílias, concertos e misturas entre artistas".

A Porta arranca no fim de semana, com atividades para famílias no Jardim da Vala Real e as exposições e performances da Casa Plástica no antigo edifício da EDP. Durante a semana há jantares temáticos com sobremesa musical em casas particulares e concertos, como First Breath After Coma na Villa Portela, dia 20, Dead Combo no Teatro José Lúcio da Silva, dia 21, e Nice Weather For Ducks e Bonga no Jardim Luís de Camões, no dia 22.

O grosso das atividades decorre no dia 23 na rua Direita e no Parque do Avião no dia 24.

Record FM com Lusa

13 Aug 2018
Exposição sobre 60 anos de Madonna na Faculdade de Letras do Porto

11 Aug 2018
Bragança viaja até ao reinado de D. Afonso IV na Festa da História

08 Aug 2018
Festival da Juventude de Cascais