Voltar
12 praias fluviais a visitar em Portugal
11 Jul 2018

praias fluviais


Agora que o verão começa a perder a timidez, a Record FM sugere 12 praias fluviais que pode descobrir e desfrutar pelo nosso país. É só escolher onde quer ir a banhos enquanto aproveita também um pouco da natureza envolvente.

 

Praia Fluvial de Estorãos - Viana do Castelo

praia estorãos

 

Vigiada pela Serra de Arga, em Ponte de Lima, junto à ponte romana do rio Estorãos e duma antiga azenha, localiza-se esta praia fluvial.


Convida a uma imersão romântica no seio da natureza, numa ribeira de águas límpidas povoada por trutas e lampreias. O silêncio, entrecortado apenas pelo ranger da mó nas águas da ribeira.

 

Praia Fluvial da Valeta - Viana do Castelo

praia valeta

 

Localizada no coração de Arcos de Veldevez, em pleno rio Vez, é uma praia bastante concorrida nos dias de verão. É vigiada e com várias zonas de lazer, muito propícias para estender a toalha ou até mesmo fazer um piquenique.


Uma praia basante acolhedora, com um extenso areal, e com águas calmas e limpas, ideal para os amantes de mergulhos quando os dias aquecem. Ideal para levar toda a família.

 

Praia Fluvial de Adaúfe - Braga

praia adaúfe

 

Localizada em Ribeira, a cerca de 15 minutos de Braga, uma pequena praia fluvial com uma ampla zona de relvado em redor, onde se podem apanhar banhos de sol, fazer piqueniques e churrascadas e praticar alguns desportos.


É vigiada durante a época balnear e dispõe de uma zona com um amplo relvado para piqueniques, espaços para a prática de desporto com bola e o aluguer de gaivotas para um passeio. Além de tudo isso existem ainda outras formas de entretenimento.


Para além de cascatas é ainda possível observar um moinho antigo bem como um curioso engenho de água que vale a pena ver atentamente.

 

Praia Fluvial de Loriga - Serra da Estrela

praia loriga

 

A vila de Loriga fica localizada na parte sudoeste do parque natural da Serra da Estrela, no curso da Ribeira de Loriga. A praia fluvial situa-se a cerca de 800 m de altitude no meio da vegetação rasteira da Serra da Estrela, ao lado da N 231.


Esta praia fluvial é única pois está situada num vale glaciário e por isso as águas são puras e cristalinas, mas como seria de esperar bastante frias para tomar banho. A praia fluvial da Loriga tem diversas infra-estruturas como parque de estacionamento, posto de primeiros socorros, bar, casas de banhos, parque de merendas, parque infantil, entre outros.

 

Praia Fluvial do Reconquinho - Coimbra

praia reconquinho


A praia fluvial do Reconquinho está localizado nas margens do Mondego, junto à Estrada da Carvoeira, na Rua dos Barqueiros, em frente à vila de Penacova na zona centro de Portugal (Coimbra) junto ao Parque de Campismo de Penacova.


Esta praia tem café-bar (com casas de banho) que funciona no verão e está fechado no inverno, cais de barcos, parque infantil, campo de futebol, área para piquenique e fluvioteca (biblioteca na praia fluvial, em alguns períodos do verão). Pode contar também com parque de estacionamento mesmo ao lado da praia fluvial.


Uma das suas principais características é a ponte de madeira que convida mergulhar na água e dá passagem para o percurso pedestre à volta do rio Mondego para explorar a área.

 

Praia Fluvial de Louçainha - Coimbra

praia louçainha

 

Um pequeno paraíso situado no concelho de Penela. Este refúgio encontra-se no meio da densa Serra do Espinhal. Aproveita a naturalidade da ribeira da Azenha devido à construção de várias represas com diferentes profundidades.


A represa destinada às crianças tem uma profundidade máxima de 1 metro e possui toda a segurança exigida. Outra represa é destinada mais à prática de natação e possui uma prancha de mergulho na zona mais profunda, de 3,50 metros.


Possui balneários, chuveiros e rampa de acesso a pessoas com mobilidade reduzida facilitando a sua movimentação. Conta também com um bar/restaurante e é uma praia vigiada durante toda a época balnear.

 

Praia Fluvial do Vimieiro - Coimbra

praia vimieiro

 

A praia situa-se em pleno Rio Alva, já próximo da sua foz, em Penacova. Com águas cristalinas e rodeada de um cenário verdejante, a Praia Fluvial do Vimieiro proporciona a tranquilidade e descanso necessário.


Na encosta da praia encontramos um conjunto de casas edificadas em xisto, assim como um moinho de água e uma roda de rio que proporcionam ao local um ambiente pitoresco e acolhedor. Dispõe de um restaurante/bar e zona delimitada para estacionamento.

 

Praia Fluvial de Foz D'Égua - Coimbra

praia foz d'egua

 

Na serra do Açor, nas proximidades da aldeia do Piódão e após percorridos 8 Km através de Estrada, encontram Foz D'Égua, em que as Ribeiras de Piódão e Chãs D'Égua se encontram.


Nas proximidades encontram-se dois moinhos em xisto, um lagar e os blocos de pedras talhadas pela corrente das ribeiras, permite a utilização turística por muitos visitantes. No entanto, é necessária alguma atenção no que diz respeito aos acessos pedonais.

 

Praia Fluvial do Malhadal - Castelo Branco

praia malhadal

 

A zona fluvial do Malhadal fica numa represa situada no sopé da Serra de Alvéolos, na freguesia de Proença-a-Nova, a cerca de 7 km da Proença-a-Nova, distrito de Castelo Branco.


Tem disponível, além de uma piscina fluvial, um bar/restaurante com esplanada, casas de banho com chuveiros, churrasqueira, parques de merendas coberto, posto de primeiros socorros, nadador salvador e muito verde à volta.


Neste espaço com mais de 1Km de extensão de água limpa poderá ainda alugar canoas ou gaivotas e barcos a remo. Tem uma ponte flutuante para atravessar o rio e tem também um local para mandar saltos para a água, uma plataforma como numa piscina.

 

Praia Fluvial do Agroal - Santarém

praia agroal

 

Das águas frias termais do Rio Nabão nasceu a praia fluvial do Agroal, numa piscina fluvial construída para relaxar nas águas frias da nascente do Agroal, que tem uma profundidade entre 0,90m e 2,70m pertencente à freguesia de Formigais, concelho de Ourém.


Nesta praia vigiada pode encontrar casas de banho, chuveiros, espaços verdes, mesas para merendas, dois Snack Bar/Restaurante, parque de estacionamento, entre outros.

 

Praia Fluvial da Aldeia do Mato - Santarém

praia aldeia do mato

 

A praia fluvial de Aldeia do Mato, na união de freguesias de Aldeia do Mato e Souto, no concelho de Abrantes, distrito de Santarém é mais uma piscina fluvial na Albufeira de Castelo de Bode. Situada no concelho de Abrantes é uma das principais atracções turísticas da região, pela natureza envolvente mas também pelas óptimas condições que oferece para atividades de recreio e lazer.


É uma excelente zona de desportos náuticos e além da piscina flutuante tem um cais de acostagem, estacionamento grátis, instalações sanitárias, aluguer de canoas e gaivotas e mais recentemente um parque de merendas.

 

Praia Fluvial do Alamal - Portalegre

praia alamal

 

Situada no Gavião, em Portelagre, entre duas barragens (a de Belver e a de Fratel) com vista para o Castelo de Belver e banhada pelo rio Tejo.


Com chuveiros no exterior e casas de banho com chuveiros no interior. Também possui parque de estacionamento e um bar para tomar um café ou almoçar. Além disto pode alugar gaivotas ou canoas, praticar atividades nos campos de futebol e voleibol de praia e passear no Tejo ou praticar desportos mais radicais com o ski aquático.


Também com a zona verdejante envolvente pode acampar por ali, pois esta praia tem zona de campismo para ficar por lá uns dias.

Tem uma praia fluvial favorita? Envie a sua sugestão para info@recordfm.pt e boas férias!

 

Record FM

16 Aug 2018
Fogo atingiu 74 casas em Monchique, 30 de primeira habitação - Câmara

16 Aug 2018
O truque infalível para escolher a melhor melancia

16 Aug 2018
Calor coloca 14 distritos em aviso amarelo a partir de sábado